PROJETO EXERCENDO MINHA CIDADANIA

PROJETO EXERCENDO MINHA CIDADANIA
veja as ações do projeto, clicando aqui.

Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Publicação de cartilha é referência para jovens de outras comunidades

Pensando em aprimorar o conhecimento da juventude sertaneja, através da educação, o Projeto Dom Helder Camara em parceria com a CEATICA, criou o programa Jovem Aprendiz com o objetivo de levar os jovens a interagirem com os meios de comunicação. Com isso, as comunidades Pedra II e Sítio do Góis, ambas no Território do Sertão do Apodi/RN, foram beneficiadas com uma rádio e a publicação da cartilha Juventude e Comunicação, esta última, abrangendo desde ensinamentos técnicos de manuseio das rádios, até a publicação das experiências da mesma alcançadas com êxito.

Os resultados positivos do programa nas comunidades beneficiadas vão servir de referência para a implantação de rádios em outras comunidades. "Agora podemos contar com um instrumento pedagógico, que é essa cartilha que de forma clara e prática oriente todos os passos dessa aprendizagem", contou Dayse Reis, coordenadora de Gênero, Geração e Etnia do PDHC.

As rádios são comandadas por jovens que atualmente desenvolvem programas de utilidade pública para as comunidades e ajudam na divulgação das reuniões comunitárias, além de promover debates e esclarecer temas importantes relacionados ao público jovem. Na região, o programa além de criar rádios-oficinas, também está estruturando outras rádios já existentes.

O sucesso da oficina resultou em uma Unidade Demonstrativa e vem atraindo os vizinhos mais próximos, que já solicitaram uma rádio para sua comunidade. Enquanto aguardam a implantação desse projeto, os jovens já capacitados estão ampliando o conhecimento técnico de outros jovens de comunidades adjacentes, que têm acesso a laboratórios de aprendizagem, através de oficinas práticas, que acontecem nas próprias rádios.


Nenhum comentário: